lunes, marzo 06, 2006

Elefantes


Fiquei impressionada, sensibilizada e até emocionada com as atitudes dos elefantes que vi em um programa de TV (um dia desses de madrugada, tentando vencer a insônia) sobre a morte. Parecem ser o único animal que além de nós, tem consciência desta.
. Se a manada passa pelas ossadas de um cadáver elefante todos se detêm, analisam, acariciam, cheiram e passam de tromba em tromba os ossos. Já se constatou que quando há algum grau de parentesco esse , digamos, "ritual" é mais demorado. Parece uma homenagem.
. Os elefantes tudo fazem para evitar a morte de um membro da manada. Uma cria que enfraquece por falta de água e fica para trás, quase inanimada, faz que toda a manada volte, e incentive a vítima a continuar. A mãe tenta desesperadamente ajudá-lo, empurrando seu filhote que só é abandonado quando há a certeza que não há mais nada a fazer. Durante uns dias após a morte do filhote a manada ainda volta para certificar que morreu.
. Os ditos cemitérios de elefantes não são mais que lugares com água e sombra onde os espécimes velhos gostam de acabar os seus dias. Por ferimentos ou por idade os elefantes têm a noção da morte que se aproxima aceitam-na, tentando torná-la agradável.
Entretanto elefantes de toneladas continuam a ser mortos só para que lhe sejam retirado os dentes.
Como pode ainda o marfim ter tanto valor? Quando é que o homem justifica a sua pretensa sensibilidade humana e reconhece que, mesmo a milhares de quilómetros, comprando uma peça de marfim de elefante está puxando o gatilho sobre estes seres especiais tão inútil e estupidamente assassinados?
Por incrível que seja parece que a própria natureza ou a consciência incompreendida destes seres já está fazendo com que muitos novos elefantes nasçam sem dentes. Não é espantoso?
Foto: Sei que a imagem é forte, mas é pra chocar mesmo! Como você se sentiria se fosse a caça e não o caçador? (recebi a foto por e-mail, faz parte de uma campanha publicitária sobre a preservação de animais em Paris.)

3 comentarios:

Anónimo dijo...

"Não trate os outros, da maneira como não gostaria de ser tratado"
...
Bela mensagem Marcela
Um beijo

Vica dijo...

Depois passa esse mail pra mim! Beijos!

Anónimo dijo...

Está re bueno lo que escribiste, da para sentir la sensibilidad con que ves las cosas.
Me gustó :)