jueves, abril 13, 2006

Todos iguais

Outro dia fui a uma banca de revistas comprar um daqueles dvds de shows, que sempre saem mais em conta. O vendedor tentando ajudar, me indicava alguns, que em sua opinião eram os melhores. Quando restava apenas um, ele disse:"Ah, tem também esse aqui, de música de preto..."Tive que me conter para não entrar em uma discussão desnecessária, já que seria muito pouco provável que eu conseguisse mudar opiniões assim, baseadas em preconceitos tão enraizados.
Talvez até não falasse por mal, quem sabe simplesmente repetisse conceitos que já se popularizaram. É comum ouvirmos em todos os lugares "piadas" de cunho racista. Fico realmente triste em saber que um país, que acredito ter em sua mistura de raças uma de suas maiores riquezas, seja racista, no pior sentido da palavra. Os brancos americanos, considerados os campeões nesse ítem, consideram negros todos aqueles que descendem de negros, mesmo que sejam considerados brancos. Ou seja, no Brasil, o preconceito é baseado pura e simplesmente na cor da pele.
Aos meus olhos, essas diferenças não existem. E, mesmo que existissem, acho sinceramente que se fossemos colocá-las na balança, os brancos estariam em desvantagem, pois apesar de se equivalerem aos negros intelectualmente, são comprovadamente inferiores fisicamente.
Sonho com "uma irmandade de homens", assim como sonhara John Lennon. E com um mundo em que o caráter de um ser humano seja mais valorizado do que a tonalidade de sua pele.
Afinal, a alma, essa não tem cor...
Ainda sobre este assunto... já faz algum tempo que assisti a um comercial internacional que chamou muito minha atenção. O tema era este mesmo, mas a maneira de colocar a idéia difere de todas as outras campanhas que até aquele momento tinha visto:
Um homem negro recita um poema africano, de uma forma triste no início. Começei a achar que seria mais uma daquelas propagandas, que falam apenas do problema, de uma forma pesada, sem oferecer solução alguma. Mas, para minha surpresa, a voz do narrador vai as poucos tornando-se alegre, debochada até. E é nesse tom irônico que se encerra o comercial, com uma estrondosa gargalhada do narrador.
Gostei muito. É uma maneira sutil e engraçada de se tocar em um assunto tão delicado.
Segue o poema citado. No entanto, quero deixar claro que é impossível reproduzir aqui a mensagem de uma forma que o impacto seja tão forte como quando há a união entre imagem, som e voz. Mas, creio que vale o registro...

"Meu caro irmão branco
Quando nasci eu era preto
Quando cresci, eu era preto
Quando tomo sol, eu fico preto
Quando estou com frio, eu fico preto
Quando tenho medo, eu fico preto
Quando estou doente, eu fico preto
Quando morrer, eu ficarei preto

Agora VOCÊ, irmão branco,
Quando nasceu, era rosa
Quando cresceu, era branco
Quando toma sol, fica vermelho
Quando sente frio, fica azul
Quando sente medo, fica amarelo
Quando está doente, fica verde
Quando morrer, ficará cinza
E você tem a coragem de dizer Que EU sou "de cor"?...hahahahaha!..."

5 comentarios:

Anónimo dijo...

Boa Marce!! Muito boa...
Esta para nascer pessoa com o coração mais puro que o seu!
Te adoro lindinha!
Um beijo

los normales dijo...

Marce, tenes coraje en levantar una bandera destas ...
Me encantan tus valores!
Cuidate mucho y no hagas locuras.

by Nico

Marce dijo...

No entiendo por que coraje...
Soy coherente con lo que pienso, nada más.
Un beso a todos ;-)

Anónimo dijo...

Isso mesmo Marce!
Vc é um exemplo que deveria ser seguido, seus valores, princípios... suas virtudes..
Parabéns garota, não se disvirtue por aí.
Abraço
ED

Anónimo dijo...

Fantasía o Realidad
Alex Ubago
Estoy buscando en vano una sola explicación
que de una vez por todas justifique tanta incomprensión;
si la vida nos importa, y si no somos tan idiotas,
¿por qué nos dedicamos a cubrir el mundo de dolor?

Es cierto lo que dicen sobre engaño y corrupción,
o que miles de niños se alimentan sólo con arroz
y cuando miras al de al lado, y lo ves tan necesitado,
¡que regalo tan preciado La Fortuna nos ha dado!

Y ¿para qué medir el tiempo, si lo nuestro es esperar?
¿para qué sentirnos ciertos, si la vida nos da igual?
o ¿para qué creernos todo lo que vemos?,si al final
no sabemos ni siquiera si es fantasía o realidad
...o realidad ...o realidad

Buscan soluciones: “Con el racismo hay que acabar”,
y no saben todavía por donde van a empezar;
y si todos los individuos fuéramos d un color distinto
seguro seguiría viendo problemas de igualdad racial...

Alguien dijo un día una indudable verdad:
“olvidamos las pequeñas alegrías por lograr la gran felicidad”
...son detalles de la vida que dan otro punto de vista
quizá sea demasiado tarde cuando los quieras valorar...

Y ¿para qué medir el tiempo, si lo nuestro es esperar?
¿para qué sentirnos ciertos si la vida nos da igual?
o ¿para qué creernos todo lo que vemos?. si al final
no sabemos ni siquiera si es fantasía o realidad
...o realidad ...o realidad

Y ¿para qué medir el tiempo, si lo nuestro es esperar?
¿para qué sentirnos ciertos si la vida nos da igual?
o ¿para qué creernos todo lo que vemos?. si al final
no sabemos ni siquiera si es fantasía o realidad
...o realidad ...o realidad