jueves, abril 06, 2006

Arco - íris

Talvez em muitos momentos as crianças e os ignorantes sejam mais felizes do que os adultos e os letrados.
Quantas vezes quando pequena olhei para o céu a noite, encantada com o brilho das estrelas. Lembrando das lendas que ouvira, criando minhas próprias histórias...
Adorava quando de dia, às vezes, após a chuva, surgia por detrás das casas, um arco-íris. Corria então, inocente que era, em busca do "pote de ouro" no fim daquele arco de luz. Não encontrava nada, é claro, mas voltava sempre, fascinada que ficava com aquele fenômeno tão bonito, que como todas as coisas boas, vinha, deixava seu brilho e sumia, de repente, como em um passe de mágica...
O arco-íris, enigmático, por seu misticismo, sempre foi cercado por crenças populares. E nem sempre sua imagem foi das melhores. O sertanejo, por exemplo, não lhe tem muita afeição. Pois, afirma que: "sorve a água das nuvens. Bebe a dos riachos e córregos e quando se vai, deixa o céu limpo de névoas, nuvens anunciando chuvas". Também chamado de "víbora que não deixa chover" pelos índios. Já os gregos e os romanos chamavam-no de "sinal luminoso das passagens de Íris", mensageira dos deuses, que voava do olimpo à terra levando as mensagens de Hera(rainha das deusas).
Arco celeste, arco-da-chuva, olho-de-boi, arco-da-velha... qualquer que seja o nome, o arco-íris é um dos maiores exemplos do fascínio que a natureza exerce sobre o homem simples, que por não entendê-la, busca a explicação em suas lendas, e sobre a criança, que ingênua, em sua imaginação sonha com "duendes" e "potes de ouro".
Isso reforça a minha opinião de que alguns mistérios da vida deveriam simplesmente não serem desmistificados.
Por isso, compreendo perfeitamente a revolta de Keats, importante poeta inglês, contra Issac Newton por ter explicado o fenômeno, destruindo assim, a "poesia" do arco-íris.
Eu continuo admirando, apesar de tudo... não só o arco-íris, mas as belezas do céu em todas as suas cores. O vermelho do pôr-do-sol, o azul do céu da manhã, até mesmo o cinza... triste... de um dia chuvoso.
Image hosting by Photobucket

4 comentarios:

Anónimo dijo...

Ahhhhh, Marce, Marce ... mismo frente a las pruebas tan duras de la vida seguís siendo siempre tan dulce ...
Besitos

Anónimo dijo...

"fascinada que ficava com aquele fenômeno tão bonito, que como todas as coisas boas, vinha, deixava seu brilho e sumia, de repente, como em um passe de mágica..."

Vc disse tudo Marcela... nossa vida esta repleta desses fenômenos!!
Bj

Vica dijo...

Eu tb adoro o arco-íris, e as aulas de física não tiraram sequer um pedacinho do fascínio que ele me causa. Beijos.

Anónimo dijo...

Marce, não desista nunca de viver seu conto de fadas ... eles existem!! Lá... bem no fundo de nós!!!
Um beijo