sábado, junio 24, 2006

Inverno

Eu gosto do frio. Gosto da cor, do tom, da moda, do jeito das pessoas durante o inverno. Gosto do quê de recolhimento e da vontade que dá de ficar abraçadinha com alguém. Gosto de chocolate quente, de sopa, de pijama de flanela e edredon. Acho que o frio deixa as pessoas mais elegantes, mais lentas e mais pensativas, e os tons cinzas são mais suaves e profundos.
Mas esse inverno, tem algo de diferente. Os dias estão passando por mim tão rapidamente, e eu sinto que nada posso fazer sobre eles. O tempo todo me dá uma vontade enorme de dormir, de ficar quieta, de ficar só, de parar de pensar, de ter um descanso longo, de fazer o mundo esperar por mim até eu me sentir pronta pra acordar sem ficar com essa sensação de estar sendo levada, carregada.
Talvez seja apenas cansaço pelas muitas e muitas voltas que a vida deu nos últimos anos. Posso afirmar seguramente que, fora aquelas coisas absolutamente essenciais, sou outra pessoa. Outra pessoa, que viveu intensamente coisas que jamais imaginaria viver. De repente, a vida fez um sentido enorme, tão grande, e eu precisei agarrar aquilo tudo com todas as unhas, com toda a força e vontade. E quanta coisa eu fiz em tão pouco tempo... Quanta gente, quantas experiências, quanta mudança. E, de repente de novo, tanta conquista começa a me cansar. Talvez pra causar aquele desconforto mais que necessário pra buscar novas coisas. Mas mesmo assim, por hora, fica só essa sensação de que preciso dormir envolta na manta desses sonhos todos - os realizados, os que deixaram de fazer sentido e os que ainda faltam acontecer.
Talvez tanta vontade de apagar seja um pressentimento ruim de que um inverno rigoroso e agressor esteja pra acontecer. E se for isso, quem me dera passar por ele dormindo, sem que nada pudesse me incomodar, sem que nada pudesse me atingir, sem que eu pudesse sentir as variações climáticas. Não, não se trata de pessimismo, ou medo, ou vontade de desistir. É apenas um desejo de trégua, um espaço pra dormir em paz enquanto o frio não vai embora, como se isso fizesse parte da minha própria natureza.
Acho que há algo hibernando em mim, ainda que eu esteja andando por aí, trabalhando, andando, conversando, indo ao cinema, ouvindo música, escrevendo. Sinto como se faltasse um pedaço, me sinto distante das pessoas, e sem vontade de me aproximar. Sinto meus projetos parados, minha vida amarrada em tantos pontos sem que eu consiga desatar os nós, e pra falar a verdade, nem me dá vontade de fazer isso. Tudo que eu queria era ficar assim, quieta. Pelo menos por um tempo. Não sei se o mundo esperaria por mim. Se as pessoas continuariam as mesmas depois que eu voltasse. Se os rumos seriam outros, ou se tudo permaneceria igual. São tantas perguntas, e me dá um cansaço maior ainda pensar em todas elas.
Enquanto eu não descubro se isso tudo é só efeito retroativo dos últimos dias difíceis, ou se faz realmente algum sentido... vou ali tirar um cochilo.

5 comentarios:

los normales dijo...

Oi Marce!
Niña... fiquei fascinada lendo esse "post".
Parecia estar falando de mim, pois é exatamente como eu tenho me sentindo ultimamente.
Com essa mesma sensação de trégua.
Cheguei a escrever um text sobre isso, mas na última hora desisti de publicar.
Eu sinto essa necessidade de me afastar, buscar equilíbrio, ficar quietinha, sozinha... mergulhar nos pensamentos.
Acho que faz bem, é bom para repor as idéias.
Esclarecer.
Eu sou fã do inverno, pelos mesmos motivos que você.
Aliás, acabo de descobrir que temos muita coisa em comum!!!
Edredon, sopa (adoro!), chocolate quente (amo!!!)... que maravilha!!!!
E pensar... pensar muito!!!!
Amei esse "post", Marce!!!
Parabéns pela inspiração e pelo bom sentimento que você acaba de me trasmitir!
:-)
Ahhhh... os guris estam me expulsando do computador por que tam´bém querem comentar :-( :-)
Beijocas super carinhosas procê!

Rosário

los normales dijo...

Resisti a eso... No te entregues, no es nada bueno perder ese tiempo en la vida solo mirando que el tiempo pase...
Y más tratandose de tí... que sos tan profunda, tan llena de cosas para ofrecer para el mundo... Conta siempre con nosotros.

Besos, te queremos mucho, nuestra amiga dulce y querida.

by Alejo y Lety

Anónimo dijo...

Saia da toca, moça, em todos os sentidos. Não pode se acostumar com o inverno não, até pq depois dele vem a primavera, que é tão mais linda.
Por isso, não me preocupo com os meus períodos de frio, sempre volto deles melhor.
Beijos!

Anónimo dijo...

Olá Marce, entendo o que quis dizer, e apesar de achar tanta coisa, não consigo encontrar palavras para te confortar nesse momento. Acho que todos, ou a maioria das pessoas pelo menos um dia têem vontade de hibernar. Nossa, quantas vezes eu pensei e ainda penso nisso... É coisa passageira, tenha certeza que isso passa. Sei que vc não aguentaria ficar descansando e deixar essa família que te ama, seus amigos pra trás, entre outras coisas (pra não dizer pessoas, hehehe). Você é muito importante e especial. Essa semana, nos veremos, e te darei um abraço bem forte, cheio de energia positiva, te dando "aquele pique", pra apreciar, saborear e viver a maravilha do nosso... INVERNO...
Beijos... Sil

Anónimo dijo...

O inverno é uma delícia! Parar, ficar quieta de vez em quando é bom também. Diminuir o rítmo um pouco para promover o equilíbrio, é necessário. Infelizmente, não podemos fazer isso sempre que dá vontade.
Um beijo