miércoles, junio 21, 2006

Hoje sinto-me bem

Maturidade é algo que só se adquire através das experiências, às vezes boas, mas principalmente das ruíns.
Que nos fazem crescer como pessoas. O problema é que algumas pessoas preferem se esquivar dos problemas e dos dilemas da vida. Transferindo-os aos pais ou à outras pessoas. Parece ser mais fácil assim...
Psicólogos sempre procuram situar pessoas e seus problemas dentro de alguma teoria sugerida por Freud, Ericsson e outros pensadores e estudiosos. Não desmereço suas idéias, afinal todas têm embasamento ciêntifico. Eu, como uma quase psicóloga, não deveria dizer isso, mas lá vai: não concordo que todos os medos e dúvidas de uma pessoa tenham que necessariamente serem consequência de seus traumas infantis. Cientistas são condicionados a não acreditarem na espiritualidade, ou nada do gênero. Possibilidades que, em minha opinião, deveriam ao menos serem cogitadas.
Outras vezes, não há nada que nos impeça de crescermos, a não ser a nossa própria covardia, pois nos colocamos em uma redoma,"protegidos" dos males da vida e, ao mesmo tempo, impedidos de nos libertarmos daquelas amarras, que não nos deixam andar com nossas próprias pernas.
Fui uma daqueles jovens que amadurecem rápido. A vida me fez assim. Tudo tem seu porque e hoje sei o motivo de ter passado por tantas privações. As oportunidades que perdi, me tornaram mais atenta às chances que a vida oferece, tão raras... as dores que me infligiram, me tornaram mais forte, mais determinada.
Se um jovem hoje me perguntasse o que fazer diante de tantas dúvidas, diria: "Viva, ame, erre, descubra-se a cada dia. Mas aprenda com seus erros, cresça com suas decepções. Pois pra tudo há um limite..."
Agradeço a Deus por ter tido a força e a coragem de ter enfrentado minhas barreiras, pois embora até hoje não tenha obtido tudo que sempre quis, não me tornei mais um daqueles adultos indecisos como adolescentes, por ainda não saberem o que querem da vida e, infelizes... por ainda não terem encontrado a paz e não terem conseguido vencer os seus medos de criança.

3 comentarios:

Anónimo dijo...

Aiai amiga... as vezes tu deverias te escutar mais, sabias?
Estás me saindo uma psicóloga pior do que a encomenda (desculpa o trocadilho), resolve a vida dos outros como ninguém.. mas as vezes fica presa em seu próprio emaranhado de idéias ;)

Vica dijo...

Amada, bloqueia esses anônimos, não deixa essa gente chata poluir teu blog. Beijos!

Anónimo dijo...

Oi miguinha!!!

Tbm penso que nem todos os problemas que tenho hoje são frutos de um trauma de infância. Por exemplo, uma psicóloga professora disse que eu fumo (fumava!) e rôo minhas unhas pois não ter superado minha fase oral quando criança! Uns papos estranhos né!? Vai entender! Só sei, que se isso for verdade, o Èvis aqui já superei metade da fase oral, pois parei de fumar! HAHAHAHA

Bom, fico por aqui!
Bjinhos!
Saudades!