lunes, junio 26, 2006

Emocional demais...

Sempre ouço alguém a me dizer que minha maneira de ver o mundo é adorável e que gostariam de olhar para a vida da mesma forma. Me perguntam como fazê-lo. A verdade é que não sei... Encaro quase tudo que me cerca de uma maneira diferente, sim, é verdade. Mas isso não significa que não enxergue as coisas como de fato são. Sei que a maioria das pessoas prefere a praticidade ao romantismo e, quase sempre, priorizam a razão, e vêem na emoção uma fraqueza. O que faço, institivamente, é ignorar essa realidade. Sei que os acontecimentos não giram em torno de mim ou do que penso. Mas tenho fé que eu não seja a única a pensar e defender minhas convicções de forma sincera e espontânea. É fácil agir assim porque sou assim...
Nada invejável essa característica. Ser emocional é estar exposto a tudo. Às decepções, por criarmos expectativas demais, e aos inevitáveis preconceitos, quando coisas que consideramos importantes são ironizadas, satirizadas... A vida, no entanto, nos impõe a necessidade de adquirirmos características mais racionais em relação a certas questões. Passamos, por exemplo, anos procurando pelo par ideal, por aquela pessoa que nos complete. O que a maioria faz, na realidade, é anular sua individualidade, para adequar-se aos desejos do outro e vice versa. Quando, por inúmeros motivos, a chama da paixão se apaga, as máscaras caem e essas pessoas mostram como realmente são. Mas não fazem isso propositalmente. A necessidade de agradar e de serem aceitos os impele a agir assim.
Para que novas desilusões sejam evitadas, precisamos nos deixar levar por nosso lado mais racional. Somente assim, sem criarmos as habituais expectativas, conseguiremos ver que não existem pessoas que se comportem de forma exatamente igual a nossa, que tenham as mesmas idéias e convicções. E se tivesse realmente que responder as questões que comentei no inicio desse texto, diria: Sejam vocês mesmos, chorem se quiserem chorar, gritem se isso lhes ajuda a desabafar, mas, principalmente, não banalizem o amor. Dediquem-no a alguém realmente especial, e não me perguntem como, mas saberão a quem e como dizê-lo. Afinal, como um dia disse Pascal: "O coração tem razões que a própria razão desconhece"...

4 comentarios:

Anónimo dijo...

Pesoas racionais são pessoas frias...
Continue sendo assim, do jeitinho que vc é e tenho certeza que vais conquistar o mundo!
100% coração!
Bjs

Anónimo dijo...

É... cada pessoa vê o mundo de uma forma. Eu, você e todo mundo... Como você disse não existe uma receita, você é assim e pronto! Se cada pessoa deixasse que o coração falesse por elas, ignorando a racionalidade, já seria um enorme começo rumo a infinita felicidade! rs...

Bjus!
Té mais!

Vica dijo...

Vou discordar da Sil. Não acho que pessoas racionais sejam frias. Até porque eu sou uma pessoa extremamente racional e quem me conhece sabe que não sou nem um pouco fria. Ser racional não implica em anular emoções, mas trabalhá-las de modo que elas nos sejam proveitosas e não tempestades que destroem tudo que há no caminho. Adorei o teu post. Beijos.

Anónimo dijo...

juas, buenísimo, y, lamentablemente para mi orgullo, no encuentro nada de lo que pueda reclamar en este blogecillo.