sábado, febrero 18, 2006

Um livro

Todo mundo tem preferências eternas e preferências momentâneas no que se refere a livros, cds e filmes. E, pra nossa sorte, tem muita coisa boa pra se ler, ouvir e ver. Melhor assim. Mas hoje só quero comentar sobre um livro que acabei de ler: " O CAÇADOR DE PIPAS"

Agradeço muito à minha amiga Patrícia por ter me emprestado esta obra (no sentido mais amplo da palavra).
Percorri as 365 páginas sem perceber o tempo passar. Gostei do livro não apenas porque ele me ensinou coisas sobre a cultura afegã, nem só porque ele é tecnicamente envolvente e bem escrito.
Gostei porque ele me lembrou como é dura, sofrida e gratificante a tarefa de ser uma pessoa de verdade.
A história é simples: um escritor muçulmano, Amir, morador dos Estados Unidos, retorna ao passado e ao Afeganistão, ansioso por acertar contas consigo mesmo e com um passado que ele preferiu esquecer, mas não pôde.
Para isso, revisita seu relacionamento com seu país, sua religião, seu pai, a mãe que ele não conheceu e principalmente seu amigo de infância, Hassan, com quem ele tem uma dívida que vale a paz de uma vida inteira. Essa comovente viagem ao passado revela muito sobre quem ele é, e muda totalmente o seu futuro.
O que há de bonito no livro é a sensibilidade e a emoção que transpira em cada página. Como se estivesse vendo um filme que me fazia chorar a cada reviravolta, fui levada a um encontro com o questionamento de vida de um homem - e através dele, a um encontro comigo mesma ;-)

5 comentarios:

Anónimo dijo...

Fiquei curioso. Vou atrás desse livro.
Valeu a dica.
Gostei do teu blog, voltarei.

Anónimo dijo...

O Hassan é simplesmente o que todos nós deveríamos ser. Uma pessoa pura de coração... Resignado às provações que a vida colocou a ele. Ele é lindo, lindo...

Nunca um livro me pegou tanto. É muito maravilhosa a história. Amir, uma criança atordoada... Sem saber que era... E Hassan, uma criança inteira... Sem saber...

Boa semaninha cara blogueira.

Mônica

los normales dijo...

Increible!!! Este libro es realmente increible! Nunca había llorado leyendo un libro, varias partes nos lastimas con verdades... y la más emocionante para mi, es la carta de Hassan y después saber que el habia muerto... muy, pero muy triste.
El mundo tendría personas mejores si todos pudieran leer este tesoro.

Alejo

Anónimo dijo...

No começo, odiei Amir pela sua covardia, prepotência e inveja. Depois, senti pena! Pelo seu sofrimento, por ser duro demais consigo mesmo (como dizia Rahim Khan), pela verdade que foi escondida, enfim, pela culpa que lhe acompanhou a vida inteira. Foi uma grande lição sobre a importância da amizade e as conseqüências da traição, sobre a libertação da culpa e arrependimento, sobre a honra, sobre a real destruição causada pela guerra.

"Por você, faria isso mil vezes" Essa frase, marcou todos nós, acredito eu...forte d+!

Tudo que aconteceu depois encheu essa frase de significado, e tornou ela a principal base
da história, mas pra mim o livro todo é um aprendizado.
Aliás, o livro eh por inteiro marcante...
Adorei o fim, no qual ele voltava a correr no "campo", soltando pipa e novamente feliz...enquanto menininho voltava a sorrir, um sorriso timido e escondido...mas ainda sim, um sorriso!

Enfim, adorei! Legal poder partilhar da história com outras pessoas. Para quem ainda não leu, vale a pena!!!

Anónimo dijo...

O livro é mesmo tudo isso?
Já fiquei emocionada só com os comentários de vocês... amanhã vou correndo na livraria.
Obrigada