sábado, febrero 11, 2006

A idéia que tenho para colocar aqui é tão boa para mim que nem consigo pensar em um título. Poderia chamá-lo, talvez, de "Amizade", ou quem sabe de "Meus queridos amigos". O fato é que o nome não será lá muito importante, mas espero que consiga expressar meus verdadeiros sentimentos com total fidedignidade.
Estava lendo durante à noite quando me deu vontade de vasculhar certos arquivos, coisas que pessoas próximas me deram. Eram cartas, cartões de aniversário... inclusive papéis de agradecimento ou alguma manifestação de carinho. Não se assustem ou riam se eu disser à vcs que guardo coisas que as pessoas julgam triviais... mas eu o faço. Tenho, até hj, um guardanapo (isso mesmo, um guardanapo) que um amigo usou para me mandar um bjo. Ele está datado de 1995. Um outro amigo escreveu um bilhetinho agradecendo por ter emprestado a matéria da faculdade para copiar, já que ela tinha perdido boa parte das aulas viajando. São pequenas coisas mas que contém um grande significado para mim.
Sempre digo que sou apaixonada por gente. E sou mesmo. Acho que peguei esse gosto pelas pessoas com minha mãe, que é uma criatura simplesmente adorável. Contudo, mantenho-me atenta para não me enganar com as pessoas e, por isso, me machucar (Como aconteceu - e, às vezes, acontece - várias vezes). Mas nunca neguei o fascínio que tenho por gente.
O ser humano é mesmo um baú. Mas um baú sem qualquer limite ou profundidade. Nunca sabemos do que uma pessoa é capaz de fazer; pode ser um ato bárbaro, repugnante ou extremamente amável e cativante. Sinceramente, sou adepta do segundo ato. Acho-o mais digno e bonito. É ótimo poder ver um brilho nos olhos das pessoas. Sempre que tenho a sensação de que algum amigo ou colega querido está feliz, meu dia está salvo. Não consigo ficar muito tempo sem querer ver um sorriso nas pessoas por quem tenho apreço.
Uma vez um grande amigo (Pelo menos o considero um grande amigo. Não sei se ele pensa da mesma forma, mas isso não importa agora) escreveu na minha agenda que eu não falo sério (E olha que um professor muito querido me apelidou de "Menina séria"!). Acontece que a seriedade, às vezes, me desconforta. Se pudesse responder a esse meu amigo, assim lhe diria: "Mas é claro que eu falo sério. O que acontece é que eu preciso ver vcs, meus amigos, sorrindo". Talvez vcs pensem que eu deveria estar estudando Odontologia, então. Não, não é isso (Risos). Eu, simplesmente, acho a felicidade algo nobre demais.
Há uma cena que me vem muito claramente. Eu era pré adolescente quando, na fazenda de uns primos, a criançada se dividiu em dois grupos para fazer uma apresentação de uma peça de teatro. Lembro-me que meu grupo fez uma sátira da música “O Amor e o Poder” da Rosana (Ou, pelo menos, tentamos satirizar). Até hj me lembro do resto da família: eles não riram; não acharam engraçado. Mas eu não fiquei triste! Fiquei feliz por ter tentado. Queria fazê-los rir mas, se não consegui, tudo bem. Haveria uma próxima ocasião. Lembro-me tb de nunca ter sido muito engraçada até os 13, 14 anos de idade. Não vou dizer que hj sou a rainha da comédia, mas estou bem melhor do que antes.
Outras coisas que tb aparecem muito em mim: o senso de justiça e a vontade de ajudar. Fico extremamente triste e decepcionada -às vezes com raiva - quando uma injustiça ocorre. Talvez seja só isso que me tire realmente do sério e, fazendo uma retrospectiva, foi a causa de todas as vezes em que "perdi a paciência".
Agora a vontade de ajudar os outros, ahhh... essa me faz sentir beeeeem melhor. Já cansei de ajudar pessoas que nem ao menos pediram ajuda (E até levei alguns foras por isso). Mas eu não ligo! Só quero que as pessoas vivam bem. Alguém pode com isso me perguntar pq larguei Psicologia. Essa é uma pergunta que me fazem constantemente... mas a explicação é um tanto complicada e demorada. Perdoem-me. Taí outra coisa importante: o perdão. Já pedi desculpas várias vezes e não me arrependo de nenhuma. É claro que é preferível não errar mas, se isso ocorre, o melhor é reconhecer o erro, desculpar-se e se esforçar para não mais cometê-lo.
Não tenho muitos amigos. E, se tenho, não conheço todos. Minha avaliação quanto a isso é engraçada: conheço algumas pessoas há mais de 10 anos mas não as considero minha amigas. Entretanto, há outras com quem convivi por pouquíssimo tempo e já se tornaram alguns dos meus mais importantes tesouros. Acho que é isso o que tenho de mais precioso: meus sinceros amigos. Um colega vc acha aqui ou ali... mas um amigo? Um amigo é como um bálsamo, o melhor dos presentes. É aquele alguém que vc abraça com gosto, que beija com vontade. Aquele em quem vc pensa e abre logo um sorriso. Aquele que fornece paz ao seu coração.
Um dia na faculdade, conversei durante horas com um amigo (Um amigo irmão, daqueles em que até hj, embora à distância, sei que posso contar), eu nunca havia dito "Eu te amo" para ele. Mas, naquele dia, eu disse. E ele chorou, não esperava por aquilo, mas sentia que ele merecia ouvir. Logo em seguida, me abraçou com todo o carinho que possuía, e me agradeceu muito por isso; ele riu e eu fiquei duplamente satisfeita. Meu objetivo tinha sido alcançado: era mais uma pessoa que eu amava e que estava feliz. Nunca vou esquecer esse dia.
É disso que trata este post: o amor que tenho pelos meus amigos. Amor este que me faz ficar preocupada com eles e de, às vezes, lembrá-los (Ou fazê-los saber) disso. Estou com vontade de ligar para eles e deixá-los a par de tal sentimento; de surpreendê-los mais uma vez com as minhas esquisitices. Já fui chamada de termos como "Doida" , mas, como vieram repletos de carinho, foram muito bem acolhidos.
Acho que era isso que queria dizer: o quanto eu me sinto bem por ter pessoas especiais para amar. Pessoas que me escrevem cartas de amor, que me abraçam forte e com sinceridade, que me beijam e levam minha tristeza embora, que me dão bronca, que me contam uma piada, que me fazem carinho na cabeça, que me sorriem quando chego perto, que riem com algo que fiz ou falei.
Às vezes a manifestação de amor parecerá estranha ou distorcida mas, com certeza, virá repleta de carinho e sinceridade.
Um grande beijo para todos os meus queridos amigos e pessoas que amo :-***

5 comentarios:

Anónimo dijo...

Querida, que lindo lo que publicaste!!
Gracias por acordarte de esos momentos y transmitirlos de forma tan dulce. Sos especiales para mi también.
Sos, sin duda mi mejor amiga!
Besos,
Nico

Anónimo dijo...

preciso de amigas como vc

Anónimo dijo...

Si supieras como sos especial ...
No cambies nunca, todos los amigos deberia ser como vos.
Besos,
Lety

Anónimo dijo...

fiquei com ciúmes! vc não falou nem uma vez sequer em mim!
snif :-( se eu mostrasse isso pra vicky ... hum

los normales dijo...

Te expresas muy bien, Marce.
Eres guapa, eres genial, eres una crack..
Besos,
Rosário, la más nueva anormal