sábado, febrero 18, 2006

Um filme


DIÁRIOS DE MOTOCICLETA
Comprei o DVD. Assisti duas vezes... e tenho que pensar nele por muito, muito tempo.
Exclua o fato que eu adoro o diretor do filme, e o estilo dele de filmar. Exclua que os dois atores principais são fantásticos. Exclua que gosto daquelas paisagens; e que gosto de ouvir o espanhol. Exclua que o filme é um tributo à amizade. Exclua que essa causa latino-americana é intrínseca em todos nós, uma ferida aberta que dói quando menos se espera. Exclua tudo isso, e o filme ainda será bom.
Mostra a gênese de um ideal, através da observação sensível, corajosa e crítica da realidade por um jovem que estava apenas começando sua jornada transformadora.
Não se trata de endeusar a figura do Che Guevara, mas de entender de onde ele partiu, que é o mesmo lugar de onde partiram tantos outros.
E, claro, fiquei pensando que um dia já fui parecida. Já me incomodei com tanta coisa, e sonhei com tantas outras... o que será que houve com todas as causas em que eu acreditava? O que elas viraram? O que foi feito de tanta paixão? Será que me deixei abater pelo cinismo, excesso de praticidade, egoísmo e covardia dos adultos que eu criticava tanto quando era mais jovem e até sairia pra conhecer o mundo de motocicleta?

"Até bem pouco tempo atrás

Poderíamos mudar o mundo

Quem roubou nossa coragem?"


É... Vou ter que pensar nisso tudo por muito, muito tempo.

7 comentarios:

Anónimo dijo...

"Aprendemos el valor de la organización, pero enseñamos otra vez el valor de la rebeldia, y de ese resultado surge, la rebeldia organizada."

Anónimo dijo...

Tambien me gusto mucho ese film.
Por tus gustos se ve que sos alguién de inteligencia muy apurada.
Me encantaria conocerte.

los normales dijo...

Ernesto Che Guevara siempre será un heroe latino americano, el coraje del Che nos falta a todos que nosotros que miramos todos los días los burgueses destruyendo el mundo en pro de dinero, deveríamos tener un Che en cada lado del mundo entonces viveríamos mejor. Viva el Che para siempre.

"Morir de pié es mejor que vivir siempre arrodillado"

Nico

Anónimo dijo...

Yo la vi el otro día y me gustó mucho, me pareció entrañable... Llegas a sentir verdadera envidia de los dos aventureros!! Qué libertad! Eso no se cambia por nada...

Un beso!

Anónimo dijo...

Peli de cómo un niño bien de Argentina se convierte en un asesino sanguinario poniendo a los desheredados de puta excusa

Marce dijo...

Malo, muy malo tu comentário! No lo borro por que hago de mi blog un espacio democrático ... ahora si cerras los ojos para toda la esencia... hummm andamos mal!
Y si te vas a estudiar un poquito de história?
Quizás prestar más atención a la película ya te sirveria ... fijate en el intento de Ernesto Guevara por unir América Latina, e intentar que los más desfavorecidos no sean alejados del sistema, en el caso, los leprosos.
Creo que el mundo esta carente de "asesinos sanguinarios" como el Che!
Sl2.

Anónimo dijo...

1 x 0 para Marce