martes, mayo 23, 2006

Faça o bem sem olhar a quem

Há algum tempo venho expressando aqui meu repúdio pelas pessoas que criticam as outras sem olharem para seus próprios defeitos. Hoje, no entanto, falo de um "defeito" que quase todos nós temos, infelizmente.
Sempre falamos em como é triste vermos crianças pelas ruas, sem abrigo, sem agasalho, passando fome... em como sentimos compaixão pelos idosos, que são abandonados em asilos por suas familias, como se não tivessem mais nenhum valor como pessoas... mas se pensarmos bem, qual a nossa contribuição? O que nós fazemos para que isso mude? Na maioria de vezes, NADA. Criticar é fácil. É muito bonito falarmos sobre isso. Ao colocarmos esse assunto em discussão, mostramos o quanto nos importamos. Mas poucos são aqueles que agem de acordo com aquilo que pregam.
Acho que faço alguma coisa, mas não sinto necessidade de divulgar isso. Acho até que poderia fazer muito mais. É raro encontramos pessoas que ofereçam ajuda de forma desinteressada, simplesmente pelo prazer de fazer alguém feliz. Preferimos justificar nossa falta culpando os políticos, alegando não termos tempo e nem condições de ajudarmos ninguém, uma vez que já temos tão pouco.
Talvez o que realmente nos falte seja vontade. Como já falei aqui antes; "só damos o que temos". Na maioria das vezes, basta um carinho, um aperto de mão, para que reacendamos a chama da esperança na vida de quem quase nada tem... às vezes, basta uma palavra de apoio, para que, depois de tantas privações e lágrimas, façamos alguém voltar a sorrir.

3 comentarios:

Anónimo dijo...

O principal é que os nossos actos estejam de acordo com a nossa maneira de ser. E sentirmo-nos bem com as nossas actitudes fará garantidamente ficarmos bem connosco próprias. Não costumo dar esmola, sigo o princípio de que não dês comida ensina-o a pescar! Mas ajudo em tudo o resto e sou incapaz de nagar a mão a qualquer pessoa. E ofereço-me para ajudar antes de me pedirem. O teu post demonstra que és sensível. Felicidades e tudo de bom.

Anónimo dijo...

A solidariedade deve ser feita não apenas como uma forma de exibicionismo (o que acontece muitas vezes) mas como uma forma de ajudar e nos sentirmos bem connosco próprios!
Devemos pensar que aqueles mendigos, aquela gente que passa necessidades é tão humana quanto nós, que tem sentimentos e que a nossa indiferença pode feri-los…Pior que não ajudar é humilhar virando a cara e mostrando indiferença! Penso que um dia poderia passar por iso também (sim…porque a vida dá muitas voltas, muitos dos que hoje estão na miséria outrora tiveram uma vida bastante estável). Um dia posso precisar de uma mão amiga ou mesmo de um sorriso!!!
O amor ao próximo é algo urgente neste mundo…a palavra AMOR é mais do que necessária tantos nas nossas palavras como nos nossos actos! Deveríamos amar mais as pessoas e não as coisas, pois as coisas desaparecem muito facilmente, são algo sem valor…as pessoas bem pelo contrário, vivem sempre, mesmo que seja apenas no nosso coração, no nosso pensamento…
Acho que me empolguei escrevendo... até poderia ser meu próximo post...
Bj garota, a cada dia que passa vc prova à todos o enorme coração que tem e a que veio.
Felicidades.

Anónimo dijo...

Pois é Marce, não fui tu que comprou pão para aquele guri que estava na frente do Predileto certa vez? rs...

Bom, foi uma caridade! Mas já valeu! Falar é fácil, difícil é agir! Realmente o que falta é vontade nas pessoas!

Bjus,
Évis