martes, enero 23, 2007

Gatos

Tenho sido criticada por aparentemente só escrever sobre coisas tristes. Minha única defesa é dizer que, se isso realmente acontece, não é uma atitute propositada.Falo apenas o que sinto, da maneira que sei, através de letras... Mas acredito que a tristeza tenha os seus atrativos. Percebe-se isso pela quantidade de pessoas que buscam "diversão" em filmes de conteúdo profundamente dramático. A tristeza, assim como a alegria, é extremamente inspiradora. Diversas obras de artistas de todas as áreas surgiram em consequência de seus momentos melancólicos. Por isso, se falo de coisas tristes, estou muito bem acompanhada...


Esse sentimento não é uma característica apenas de nós humanos. Lembrei-me dos miados tristes da minha gata (na época em que ainda podia ter bichinhos de estimação), subindo em minhas pernas ao ver seus filhotes indo embora, sendo doados a pessoas que pudessem lhes oferecer um lar. Era um miado longo, sofrido... Me senti muito mal. Pois sei como dói uma separação. Mas não achava que um animal fosse sentir tanto assim...


Restou, no entanto,um filhote: uma gatinha branca. Era engraçado observar minha gata protegendo-a a todo instante, levando-a pra longe todas as vezes que a porta se abria, talvez temendo que alguém viesse buscá-la também... Após algumas semanas, consegui encontrar uma pessoa disposta a adotar a filhote. Fiquei mais aliviada, pois quem tem animais sabe o quanto é dispendioso mantê-los. Na noite anterior a entrega, acordei com alguma coisa roçando meus pés; eram as duas, minha gata e sua prole abraçadas e deitadas em minha cama... pareciam duas pessoas me olhando,a primeira com um olhar triste, como se prevesse o que iria acontecer. No dia seguinte, liguei para a pessoa e cancelei o trato. Estava provado pra mim que ela sentia. Eu não tinha o direito de separá-las...

Isso só aumentou a minha admiração pelos gatos. Animais inteligentes, que apesar de sua já famosa capacidade de serem independentes, são também carinhosos e sensíveis... Não chego a ser tão radical, mas cada vez mais entendo o escritor português Alexandre Herculano quando disse: "Quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais"...




3 comentarios:

Anónimo dijo...

Discordo totalmente das pessoas que te criticam... muito pelo contrários, seus posts são sempre repletos de lições positivas, e um reflexo da nossa realidade...
Vc tem amigos et's?

Anónimo dijo...

Ahhh, se interesar, ainda estou em Helsinki!
Beijo

Azazel Pistis dijo...

Talvez não existe advertência mais sábia a respeito do perigo de ser
experimentar o poder de Deus do que aquela registrada na epístola de
Paulo aos Coríntios. Eis aqui um povo que ele elogia e, ao mesmo
tempo, disciplina de maneira muito firme. Assim como ele acolhe a
experiência deles nos dons do Espírito, ele também exige que eles
aprendam a graça do Espírito - o amor. O chamado para crescer em amor
é fundamental para qualquer outro valor ou objetivo na vida cristã. 1
Co 13 indica este caminho, chamando a atenção para a ausência de
valor em qualquer realização, dom ou sacrifício quando o amor não é a
fonte e o tempero de todos eles.

O amor fraterno deve ser alimentado e torna-se um fonte certa de
serviço alegre.

Responsabilidade de uns pelos outros (Gn 4.9)

Nós somos responsáveis pela maneira como tratamos os nossos irmãos e
irmãs.

O Amor aceita os que falharam contra nós (Gn 45.4)

Deus espera que demonstremos um amor perdoador e expressivo àqueles
que falharam contra nós.

Amor cristão desinteressado em relação aos estranhos (Lv 19.34)

Lembre-se do quanto a rejeição fere e nunca a pratique. Trate os
outros com amor.

Para aproximar-se de Deus, é necessário amar o próximo (Sl 15.3)

"Permanecer" na presença de Deus, falar gentilmente e nunca fazer
fofoca ou desacreditar o seu próximo.

Perdoado! Perdoe (Sl 86.5)

Deus deseja que exerçamos misericórdia de forma abundante, assim como
a recebemos abundantemente.

Ame os inimigos (Mt 5.44)

Jesus nos exorta claramente a amarmos aqueles que demonstram
animosidade em relação a nós.

Deus ama o homem incondicionalmente (Lc 6.31-35)

Através da transformação pelo amor de Deus, nós somos capacitados a
amar sinceramente aqueles que aparentemente não merecem amor.

O amor tem espírito de servo (Jo 12.26)

O amor desprende-se do status social e aceita um lugar mais simples
entre aqueles a quem servimos.

A Prioridade e o caminho do amor fraternal (Jo 15.12-13)

O amor de Deus nos capacita a esquecer o conforto e a compartilhar o
tratamento e a dor dos outros.

O Amor fraternal procede da natureza divina (2Pe 1.7-8)

A natureza divina resolve conflitos pessoais liberando, assim,
afeição e benevolência.

Graça e Paz, sejas abençoado em nome de Jesus