martes, julio 11, 2006

Un anjo que caiu do céu

Se você, por alguma infelicidade imensa, ainda não encontrou, com certeza um dia vai encontrar. Ou melhor, é bom prestar atenção, porque com certeza, eles estão por perto. Geralmente eles aparecem de repente, mas pode ser também que estejam por perto há tanto tempo que você nem se lembra quando chegaram. O fato é que eles existem. Gente especial. Especialíssima.

São mais ou menos assim: riso largo, voz mansa, gestos suaves, olhos atentos e trazem consigo um ar tão leve, tão saudável, que fazem você se lembrar como é bom respirar. Não têm medo de tocar, de abraçar, de beijar, de fazer um afago no cabelo, de sorrir pra quem não conhecem. Dizem o que pensam e sentem com paciência, mansidão e compreensão dos limites dos outros. São queridos por todos - nem os invejosos conseguem ter raiva deles. Você não vê esses seres fazendo coisas como fofocas, intrigas, maldades gratuitas. Humanos que são, têm defeitos, mas são tão poucos que nem são relevantes. Educados, sensíveis, simples, amáveis, íntegros, sábios, positivos - certas pessoas são tão capazes de fazer você se sentir tão melhor que fazem você pensar - e eventualmente dizer - que anjos de vez em quando caem do céu pra iluminar a vida dos pobres mortais aqui da Terra.

Um anjo é isso mesmo - alguém que cuida de você, ao mesmo tempo tão perto e tão longe, mas mesmo assim te segura quando você cai. Que é sincero sem ser grosseiro. Que é doce sem ser trouxa. Que é sorridente sem ser bobo. Que é otimista sem ser ingênuo. Que é sábio sem ser pedante. Que é silencioso sem ser omisso. Que é radiante sem ofuscar o resto ao seu redor. Pessoas que são tão fofas, tão legais, que sempre que você se lembra delas, acaba sorrindo.

Aquela vizinha que sempre diz um "bom dia" fervoroso quando você passa. Aquele senhor que você encontrou no ônibus e desejou que sua vida fosse abençoada, como se fosse seu pai, só porque você cedeu seu lugar pra ele sentar. Aquele amigo que você nunca viu de cara feia, e que aguenta os seus maus humores bravamente. Aquela senhora que trabalha com você e bate a mão no seu ombro, solidária, quando você está cansadíssima, sussurrando - "calma, querida, o dia já vai acabar". Aquele outro amigo que manda um cartão, telefonema ou email inesperado dizendo o quanto gosta de você e deseja tudo de bom. Aquela amiga que você nunca viu alterando o tom de voz. Aquela pessoa que sempre tem algo de bom pra dizer, e que não usa de ironia, ou de sarcasmo barato pra disfarçar as suas próprias fraquezas.

Gente pra quem palavras como "eu te amo", "me desculpe", "estou aqui", "sinto saudade" não constituem um trava-língua. Gente boa mesmo, gente de bem, gente que faz diferença por aí e nem esperam nenhuma espécie de pagamento por isso. Gente pra quem nada é difícil, que está por aí pra facilitar pros outros. Gente que todo mundo olha e diz - "Fulano? Ah, aquele sim, é uma pessoa realmente ESPECIAL!".

Essas pessoas, além de saber o quê, sabem quando fazer algo que pode mudar o seu dia pra melhor. Um telefonema, um toque, um sorriso, um olhar compreensivo, uma frase, e pronto. Elas literalmente conseguem salvar o dia.

E hoje, um desses anjinhos, sem que eu precisasse pedir nada, enxergou o que anda por trás dos meus sorrisos burocráticos, e me mandou um recadinho. Uma mensagem no celular mesmo, mas cheio de carinho e com uma letra de música, que dizia algo assim:

"Não existiria som se não houvesse o silêncio...
Não haveria luz se não fosse a escuridão...
A vida é mesmo assim: Dia e noite, não e sim."

Gostaria de dizer o quanto essa coisa tão simples me fez bem, e o quanto outras pequenas coisas também me fazem bem durante os meus dias, e o quanto estou agradecida, pelo carinho desse e de outros anjinhos que têm me rondado. Mas...

Tem certas coisas que eu não sei dizer... :-))))))))))))))))

2 comentarios:

Anónimo dijo...

Tem gente que só chamando de anjo mesmo pra conseguir explicar a importância que têm em nossas vidas!
Beijos garota... e você esta escrevendo cada vez melhor... deveria investir mais nisso!

Anónimo dijo...

Leio o seu blog a algum tempo, sempre acho suas palavras lindas!!!Nunca postei um comentário, mas hoje resolvi sair do anonimato, simplesmente porque acredito que estou vivendo um fase meio assim...tentando encontrar o meu silêncio (post do dia 08/07), como é bom saber que existe alguém como vc, que mesmo no momento de silêncio, que é só seu, dividi suas histórias com pessoas que você nem conhece.
Tenha a certeza que ensina muitas coisas a elas, como vem me ensinando.
Sucesso e que Deus te abençoe ;-)