domingo, julio 02, 2006

Falsas aparências

Depois de muito lamentar, cheguei a conclusão de que a hipocrisia e a falsidade que imperam no mundo, talvez sejam alimentadas pela necessidade de sobrevivência do ser humano. Mentimos para que possamos tirar vantagens de algo ou alguém, vestimos máscaras para agradarmos, fingimos para sermos aceitos...
A civilização trouxe inegáveis vantagens para o homem. Nos trouxe leis e regras, que ajudaram a organizar as sociedades, criou a necessidade de um sistema comportamental, que nos possibilita vivermos juntos, mesmo com todas nossas diferentes idéias e preferências.
Mas essas mesmas regras, fazem com que sintamos uma quase obrigação de renegarmos quaisquer idéias e opiniões que se oponham às normas da educação e dos bons costumes. As coisas são assim porque têm que ser assim. Quem agir de forma diferente é taxado de grosseiro, mau educado, anti-social...
Eu, por mais que tente evitar, me incluo nesse grupo de pessoas "adaptáveis". Perdi a conta de quantas vezes mudei minhas posições por força da necessidade de ser política ou polida. E de quantas vezes tive que fingir sorrisos, dissimular sentimentos, mesmo que isso ferisse minhas mais profundas convicções.
Tenho esperanças, no entanto, que no futuro, vivamos em um mundo onde possamos retirar nossas máscaras e nos expressarmos livremente. Aí talvez, sem represálias, a vontade de amar passe a ser respeitada, a verdade premiada e a sinceridade não seja tão injustamente punida.

4 comentarios:

Anónimo dijo...

Não sei... Não é a primeira vez que tu fala sobre isso, tenho a vaga lembrava de já ter lido algo meio parecido por aqui. Na verdade, eu não vejo isso nas pessoas, pelo menos em relação a mim.

Ou as pessoas gostam de mim, ou simplesmente nem fazem questão de disfarçar! HAHAHA Por isso, sou suspeito pra falar disso!

Bom, bjus!
E Marce, o q foi o jogo!?
Deus que me perdoe!
=p

Cristiano Contreiras dijo...

esperança incondicional sempre há!

bj

José Leite dijo...

Nada de hipocrisias. A verdade é nua e crua. A hipocrisia anda vestida e oculta-se sob o manto diáfano da opacidade.
Viva Brasil! viva Portugal!

Seremos campeões do mundo com Scolari ao leme!

Vica dijo...

É, a tal sobrevivência. Marce, me manda o teu template atual num arquivo do bloco de notas, vou fazer um novo pra ti. Beijos