domingo, diciembre 31, 2006

Carta de Intenções 2007

Uma carta de intenções não é uma lista de promessas. Quem faz uma promessa prende-se a uma camisa de força. Uma carta de intenções é apenas uma carta de intenções. E lá vai a minha.

EM
2007 eu pretendo não pensar em promessas de ano novo, nem de semana nova, nem de mês novo, nem encher de promessas velhas nada que seja novo. Em 2007, eu pretendo fazer coisas novas quando tiver vontade, e repetir as coisas de sempre quando for preciso. Se o novo vier, será bem vindo... E sempre vem. Só.

Em 2007 eu pretendo juntar menos papel. Pretendo comprar umas cores diferentes de esmalte, para combinar com as cores de roupas diferentes que eu pretendo comprar também. Vou tentar usar o cabelo de um jeito diferente, já que uso o mesmo corte, a mesma cor e os mesmos jeitos de prender há anos. Vou tentar gastar o meu dinheiro de forma mais racional. Como sei que não vou conseguir, então vou procurar curtir cada coisa que eu não resistir a comprar ou fazer com ele, sem culpa. Aliás, em 2007, não quero saber de muita culpa, porque vou continuar acreditando que cada um faz o melhor que pode. Eu, pelo menos, sempre faço. Sendo assim, pouca culpa. Só vontade de melhorar da próxima vez, mesmo.

Em 2007, eu quero trabalhar menos, ou de uma maneira que me canse menos. Se bem que isso, eu sei, vai ser difícil de acontecer. Então, a intenção, pelo menos, é descansar mais. E levar as coisas com mais leveza. Pretendo me envolver menos em fofocas, reclamações, estresses desnecessários. Pra isso, pretendo usar meus ouvidos e minha boca nas proporções que me foram dadas: dois para uma.

Em 2007, eu vou cuidar melhor da minha saúde, dominando a minha indiferença pelo hábito de ir ao médico. Também vou cuidar melhor da minha família, prometendo encarar as ações e palavras deles com mais amor e mais carinho, ensinando o que eu aprendi e aprendendo o que me for ensinado. Pretendo também, aos poucos, caminhar algumas horas por semana, de preferência em um lugar bem bonito onde eu possa me encantar com a natureza. Pretendo ouvir mais música, e doar umas roupas velhas e jogar fora algumas antigas cartas de amor - porque elas ocupam muito espaço e é preciso que haja espaço para cartas novas (viu amorzinho?)

Em 2007, eu pretendo abraçar mais pessoas, e tentar lembrar de não terminar o dia sem lembrar de pelo menos um querido ou querida - e fazer essa pessoa saber disso. Pretendo responder mais aos telefonemas, lembrar mais dos aniversários, não deixar um email pessoal e carinhoso passar batido por semanas. Atenção e afeto nunca são demais entre pessoas que se gostam.

Não vou fazer regime, que não dou pra isso, mesmo sendo gordinha. Então, vou gostar mais ainda de mim, e cuidar da minha alimentação o suficiente pra continuar com o colesterol, pressão e diabete em níveis ótimos. Aliás, eu pretendo comer menos a noite e me habituar a tomar café da manhã. Pretendo também visitar mais os blogs amigos, arrumar uma maneira sistemática pra fazer isso.

Em 2007, eu vou tentar usar agenda. Provavelmente não vou conseguir, mas posso tentar, quem sabe assim em 2008 posso fazer isso com mais tranquilidade. Pretendo viajar uns dias pelo menos uma vez, vencendo essa minha mania de ficar em casa. Vou molhar as plantinhas, e se superar o trauma de ter visto meus peixinhos morrerem, vou pensar em animaizinhos de estimação. Irei mais vezes ao cinema e tomarei mais sorvete. E vou também apagar das listas de msn, icq, agenda de telefone e afins o nome de pessoas que não conheço, ou que não quero mais conhecer. Vou tentar ter uma relação mais amigável e doce com a minha irmã, pelo menos no que depender de mim. E vou tentar escrever posts menores e menos melosos.

Vou fechar os ouvidos para todos aqueles que criticam minhas atitudes sem procurar conhecer minhas razões. Vou aprender a fazer feijão pra deixar meu maridinho feliz. E não vou deixar ninguém meter os bedelhos no meu casamento.

Vou apontar os lápis, organizar os arquivos de computador, parar de morder os lábios e comprar um relógio novo. Vou tentar dominar minha preguiça de ler o máximo que conseguir. Vou tentar ajudar na reconciliação de pessoas que brigaram. Pretendo também me envolver em algum trabalho social e lembrar de começar e terminar todos os dias com uma pequena oração de agradecimento.

Vou gritar menos com as crianças, ter mais paciência ainda com as pessoas e manter os meus cds dentro da capa. E pra começar, vou imprimir e pendurar esse texto no mural do meu quarto pra não esquecer de todas essas intenções.

Acima de tudo, em 2007 eu pretendo viver e amar, do melhor jeito que eu conseguir. E que a cada dia, quando eu for dormir, eu pense que, por algum motivo, por minúsculo que seja, aquele dia valeu a pena.

Feliz 2007 pra vocês, pessoas.

E muitas intenções de festas brotando nos corações todos os dias ;-)

2 comentarios:

Anónimo dijo...

Ya extrañaba tu forma tan intensa de escribir.. señal de que estas bien.
Besos en el alma,

Nico

Vica dijo...

Bom, quero ver, hein?? E acho ótima a idéia de adotares um animal de estimação, quem sabe um gatinho ou um cachorrinho? Tem muitos precisando de um dono por aí. Beijos.