viernes, septiembre 01, 2006

Colorindo

Ontem o dia parecia um qualquer como todos os outros: cumpri minha rotina diária de trabalho e tudo mais... uma rotina que acontece com muitas pessoas nos mais variados lugares. Tudo levava a crer que nada de especial aconteceria... mas aconteceu. Foi mágico, encantador e surpreendentemente comum. Conto-lhes.

Após minha longa jornada laboral, cheguei em casa decidida a não sair mais... mas não foi o que ocorreu... alguns amigos que não via já há algum tempo me convidaram para um happy hour, aliás, me intimaram!!! Sem muitos argumentos e não resistindo à uma forte reversão ... ... fui!

Como sempre, estávamos em um papo animado e diversificado. comentávamos sobre design e filmes. Foi justamente quando abordaram o tema filmes que a tal "mágica" ocorreu.

De repente, um dos meus amigos comenta sobre um que assistira e achara maravilhoso, outro então, discorda e emite a sua opinião. "Até aí nada demais", vocês devem estar pensando. Calma que já chego lá.

Foi então que o primeiro começa a puxar o nó que desencadeia outros filmes e, junto a esses filmes, mais memórias, lembranças... e sensações. Aí que decidi ficar quieta e prestar mais atenção. Claro que estava interessada em saber o conteúdo das obras mencionadas mas meu foco voltou-se para o tom de voz que eles manifestavam a cada lembrança. Era algo contagiante.

Cada sílaba, cada palavra era acompanha de um ânimo doce e quase infantil. As palavras viraram uma melodia suave que só encontrava eqüidade no brilho de seus olhos. Aí fui constatando a riqueza que existe no mundo; a riqueza da diferença. Obviamente sei que existem diferenças e sempre as respeitei mas nunca tinha parado e observado tão atentamente como naquele momento.

Já me peguei olhando para as pessoas e indagando: "Como deve ser o dia a dia dessa gente? Quais são as histórias de suas vidas? O que eles têm para contar, ensinar, trocar? Como elas vêem e se comportam no mundo?"

Nesse curto período de tempo em que estivemos lá conversando, enxerguei a riqueza simples dos momentos diferentes do meu cotidiano. Simples sim, pois a riqueza não precisa ser ostentosa para ser bonita ou agradável. Basta apenas que você a permita fazer parte de sua vida. Para mim, não são necessárias posses materiais para sentir-me plena, realizada (mesmo que por alguns segundos). Posso desfrutar de bons momentos, seja sentada em um banco da praça, andando na rua, em um posto de gasolina, em uma lanchonete, observando pássaros, ouvindo uma música...ou conversando sobre filmes.

Sempre fui centrada, observadora, de parar e refletir. Entretanto, nunca deixei de ser bem humorada, brincalhona e afetuosa. Com o tempo, fui aprendendo muita coisa e minha postura analítica começava a sobressair. Aí eu cresci, me tornei adolescente. Rebelde não fui pois não havia causa, contudo minhas emoções se subjugaram por demais ao intelecto. Tempos depois, ingressei na faculdade e meu raciocínio ponderado e detalhista mostrou-se bastante útil.


Faltava algo na minha vida. Não me dei muita conta na época mas algo não estava de todo bem. Hoje percebi o que era: faltava mais "cor". Faltava relaxar um pouco mais, faltava me desprender, faltava um brilho maior nos olhos, uma melodia suave que saísse do meu peito e ganhasse os ares numa harmonia acolhedora. É claro que isso não seria tão árduo de se conseguir pois sempre me permiti aprender. E o dia de ontem foi uma lição e tanto.

Já tenho tomado esses aprendizados de um tempo pra cá. Os minutos, horas ou outras entidades cronológicas de maior peso que passo na Internet conversando com pessoas queridas tem me inspirado muito a isso. E os resultados vêm aparecendo de forma gradual e cada vez mais profunda. Isso é maravilhoso!

Não posso terminar este post sem contar a vocês os nomes dos meus amigos: Tiago, Micheli e Vinícius. Olha, vocês não têm noção de como "coloriram" o meu dia. Agradeço muito, muito, muito mesmo. :-)

Talvez muitos leitores não compreendam este post, mas tudo bem.

Um graaaaaaaande beijo em todos.

Pintem seus dias sempre! ;-)

1 comentario:

Anónimo dijo...

Genial!!!!