lunes, agosto 07, 2006

Vinte e poucos anos

Quando eu era pequena, toda vez que eu fazia aniversário eu me sentia de um jeito muito esquisito, que só depois de adulta fui entender. É que ouvi uma musiquinha em um blog que encontrei por aí (infelizmente não guardei o link), em que um molequinho aniversariante diz que, quando a gente faz aniversário, se sente "bem maior, bem maior, bem maior do que era antes". Sente mesmo que é um gigante, que cresceu bastante, que está muito grande... Do tamanho de um elefante.


Depois de uns anos, a gente pára de se sentir grande e começa a se sentir velho. A palavra "velho", em sociedades ilógicas e estúpidas como a nossa, costuma ser associada a algo de ruim. Costuma-se pensar que quem fica velho, fica incapaz, fica acabado, fica inutilizado para algumas coisas, perde o viço e a beleza. Mas, por outro lado, quanto mais velho se fica, mais se sabe da vida. É inegável isso. Embora amadurecer seja uma opção (e tem gente que resiste a ficar maduro uma vida inteira ), o fato de o tempo passar, e com ele levar a nossa vida, vai nos ensinando um bocado de coisas, compulsoriamente. E aí a gente percebe que quando se para de crescer em centímetros verticais, só resta tentar crescer em outras medidas. Tentar fazer a alma, a mente, o espírito crescer. Ilimitadamente... O máximo que der.


Eu vou fazer 30. Trinta. Tinha também aquela canção do Legião, "aos vinte e nove com o retorno de saturno, decidi começar a viver". Me sinto um pouco assim. É que quando eu tinha 19, ainda não sabia bem quem mandava na minha vida, e não decidia quase nada. Vivia a minha vida, mas quem mandava nela era o balanço do mar. No máximo, as decisões dos outros. Mas com 29, eu já sou capaz de caminhar com as minhas pernas. Inclusive para decidir viver, e reviver, e viver de novo. Daqui a pouquinho, eu vou fazer 30 e vou ter uma década nova e diferente pela frente. E é uma delícia encontrar um zero, assim, do lado de um três. Dá uma impressão de recomeço. Parece que são só números, mas é muito mais que isso (eu não dou a mínima pra matemática, desculpa Évis...). São ciclos.


E se um ciclo vai começar daqui a alguns meses, é sinal que um outro está acabando. E vou ter um ano todo pra me despedir dele. Deve ser por isso que, apesar de todo carinho que eu sei que vou receber no meu aniversário, apesar de toda a festa e de me sentir grata por tudo que passou, me sinto triste. Com um gosto de despedida... E de medo também.


A casa dos 20 teve um quê de beleza e de emoção que talvez eu nunca mais volte a viver. É que foi um desfile de primeiras vezes. Antes, até tive alguns ensaios. Mas as coisas começaram a acontecer de verdade bem aí, nesta década que está se encerrando.


Meu primeiro amor - e com ele, minha primeira grande dor. Meu primeiro blog. Minha primeira faculdade. Meu primeiro cartão de crédito. Meu primeiro emprego decente. Minhas primeiras dívidas. Minha primeira vez viajando sozinha. Minha primeira viagem de avião. Meu primeiro afilhado. Meus primeiros vôos solo. A primeira vez que eu realmente me senti em solidão. Primeira aventura internética. A primeira vez que pensei em realmente me tornar mãe. A primeira vez que olhei no espelho e gostei de mim de verdade. O primeiro cabelo branco. O primeiro grande luto. A primeira ruga no rosto. A primeira chance de mandar tudo às favas. Aquela primeira vez. E muitos primeiros amigos.


Com dezenove, eu jamais poderia imaginar que aos vinte e nove eu teria feito tudo que fiz. Isso porque o tempo passa e muda quase tudo. Sempre há os cinquenta por cento que não depende de nós. E, graças à Deus, sempre há mudança. Talvez aos trinta e nove eu olhe e pense que não fiz nada do que pensei fazer. Mas, se for bom como é agora, estarei com esse sentimento de vida bem vivida. E pronta pra crescer ainda mais.


"Você já sabe, me conhece muito bem,
Eu sou capaz de ir vou muito mais além
Do que você imagina
Eu não desisto assim tão fácil, meu amor
Das coisas que eu quero fazer e ainda não fiz
Na vida tudo tem seu preço, seu valor
E eu só quero dessa vida é ser feliz
Eu não abro mão
Nem por você, nem por ninguém,
Eu me desfaço dos meus planos
Quero saber bem mais que os meus vinte e poucos anos.
Tem gente ainda me esperando pra contar
As novidades que eu já canso de saber
Eu sei também que tem gente me enganando
Mas que bobagem, já é tempo pra crescer."

6 comentarios:

Anónimo dijo...

Isso mesmo Marce, abaixo a cirurgia plástica!! Se tenho rugas, é por que estou vivendo..
Beijinho amiga, se precisar estou aqui!

Cris dijo...

Eu tenho 34, vou fazer 35, já me senti tão perdida que hoje, digo que nunca em minha vida estive tão bem, fisica, psicologica e emocionalmente. Acredito que envelhecer tem mais a ver com a mente do que com o corpo por assim dizer e que as rugas provocadas pelos sorrisos são lindas de se ter, ao contrários das provocadas por tristeza e mau humor, mas nesse caso acho que nem plástica dá jeito né?
Querida, adorei o post viu. Beijos e otima semana!

Anónimo dijo...

Oi Marce...

Não se preocupe! Não é só vc que não dá a mínima pra matemática! Só 3% da população mundial gosta de matemática! rs...

Bom, realmente os 30 tão aí! Novembro! Daqui (3 meses - 8 dias) estaremos em novembro! Basta calcular (3meses - 8 dias)+21 dias para o seu aniversário! Leando em consideração que hoje é dia 08/08!

Espero poder fazer uma retrospectova da minha vida aos meus 29 anos, com a mesma suavidade ao se expressar! Muito legal!

Bom, 30 é melhor que quarENTA, depois que entra no ENTA difícil é sair!

BJUS, muitas saudades!
Évis

Vica dijo...

Acho que anda todo mundo meio assim. É a revolução de saturno, os 28/29 anos que trazem uma maturidade incrível, de uma hora pra outra. Beijos com saudades!

Maria dijo...

Ola Marce!

Demorei a chegar aqui, mas cheguei! Vim agradecer sua visita, enfim, passei uns dias ausentes, mas ja voltei, devagar, mas voltei.

Adorei o post, me fez pensar e lembrar de tantas coisas :)

1ª dores.. ahhh ... e o pior que ha de se vir tantas nao é? Mas ha de vir muitas alegrias, somos mulheres e temos uma força superior. É, se formos olhar direitinho, ainda somos uma criança, nao fizemos nada ainda, embora ja tenhamos passados por 'algumas' coisas, mas que venham mais! E força! Pode vir!

Encaro de peito aberto e voce? :)

Eita guriazinha, tenho uns amigos trilegais por estas bandas aí :p que adoro-os!

Um beijao para voce e que voce tenha um dia otimo. Espero poder reencontrá-la.

aguitaclara dijo...

y bueno... yo tengo 30, copado lo que escribiste! Ta bueno! Beso