lunes, agosto 14, 2006

Desistentes

Quando comecei a fazer Psicologia, eu queria muito entender a cabeça das pessoas. E uma das primeiras coisas que me ensinaram é que é da natureza do ser humano buscar o prazer e evitar a dor. Invariavelmente. Com o tempo, vamos achando a medida disso; nem tudo pode ser só prazer e nem toda a dor pode ser evitada - é o preço de viver em grupo com outros seres humanos. Mas, basicamente, o que foge da nossa natureza de querer estar bem é distorção. É anormal.


Depois de algum estudo, eu descobri que entender a cabeça de alguém (inclusive a minha) era impossível, mas descobri também que as pessoas, em geral, não costumam ser criativas quando o assunto é conduzir a própria vida, e acabam repetindo certos padrões - para o bem e para o mal. E, com relação ao sofrimento, muita gente acaba se acostumando a ele. Normalmente, as pessoas tendem a esquecer o gosto da felicidade muito facilmente quando expostas a momentos ruins. Tendem a normalizar as dores, e, passado algum tempo, esquecem completamente de que há sempre - sempre - alternativas para a superação. Desenvolvem pânicos, depressões, síndromes, paranóias, estresses, somatizações e outros tipos de problemas que, no fundo, são sintomas evidentes de que algo não vai bem. E, não raro, preferem lidar com esses sintomas do que com a realidade que os causam.


É o que acontece, por exemplo, com mulheres espancadas pelos maridos, mas que não os denunciam e nem os deixam; com pessoas doentes que não procuram o médico; pessoas perturbadas que não buscam ajuda psicológica; com pessoas insatisfeitas com seu emprego, mas não mandam um currículo sequer para tentar outra coisa; com pessoas viciadas que não largam o vício; com amantes que não dão um basta na condição de ser a outra; com filhos que são reféns dos pais, e vice-versa; com pessoas que não conseguem dizer "não" aos abusos; com outras que não conseguem dizer sim a uma boa oportunidade. São pessoas que buscam o sofrimento, embora, muitas vezes, a solução seja extremamente simples. Pessoas que desistem. Simplesmente desistem de si mesmas e dos outros.


É uma força misteriosa essa que nos faz desistir. Ela vem devagar, sorrateira. Vai ganhando espaço aos poucos. É anti-natural. E, normalmente, invisível. Um desistente só percebe que desistiu quando já perdeu tudo que tinha - dinheiro, tempo, dignidade, saúde, talento, chances. E para alguém que já perdeu tudo, só resta continuar desistindo. E essa é a melhor receita para ser infeliz.


Alguém me disse uma vez que, salvo casos de extrema arbitrariedade e violência, não existem vítimas, e que as coisas andam exatamente do jeito que escolhemos que elas andem. Na época, achei um posicionamento radical e simplista. Caramba, nem sempre as coisas saem como planejamos. Somos constantemente surpreendidos pela vida, não há meios. E, para muita gente, não é possível sequer escolher porcaria nenhuma, porque as opções não existem.


Aí eu fui vivendo e vendo gente caída por todos os cantos, tentando olhar amorosamente para a dor dessas pessoas e aprendendo com elas; e por isso não as julgo - tento compreender. Mas vi também muita gente que com nada, ou quase nada, fez muito. Gente que foi humilhada, abusada, violentada; gente que não recebeu de graça absolutamente nada de ninguém; gente que nasceu com o selo de desistente na testa, mas o retirou brilhantemente. E aí penso que realmente não há vítimas - apenas motivações que levam as pessoas a deixarem pra lá essa coisa de viver decentemente.


Comecei a escrever esse post porque vi o resultado das pesquisas eleitorais. Fiquei pensando - por que raios as pessoas querem manter no poder alguém que comprovadamente roubou, corrompeu-se e corrompeu, manipulou, ofendeu e cuspiu simbolicamente no voto de milhões de brasileiros? Por que as pessoas estão desistindo desse jeito? Por que essa dormência? E aí pensei que a sociedade é só um espelho do que são as pessoas que a compõem. O buraco é mais embaixo - as pessoas estão, cada vez mais, desistindo. Os números das pesquisas apenas mostram uma maioria de pessoas desistentes. E isso é muito triste aos meus olhos.


Tudo diz que somos um lixo. O salário que ganhamos. A vida estressante que levamos. O que vemos na TV. Os padrões estéticos, éticos e econômicos. Os relacionamentos superficiais. Nós somos nada perto de um bandido nervoso com um celular no presídio; nada diante de um vírus ou uma bactéria. Nossa existência chega a ser ridícula. E vamos acreditando que não vale a pena pensar, não vale a pena fazer, não vale a pena argumentar, não vale a pena acreditar. Vamos acreditando que somos um lixo. E então, vamos desistindo.


Uma vez, conversei com uma pessoa que tinha assumidamente desistido de viver. Ela me disse: "o problema é que continuo a respirar". Sim, seria fácil desistir se não fosse isso. Continuamos a respirar. E o tempo não pára. E a vida é tão curta. E há tanto a fazer.


Ultimamente - não sei se é a vida que anda mais dura, ou eu que estou mais sensível e sem paciência - tenho sentido que há muitos convites para a desistência em minha vida. As pessoas dizem, com atos ou palavras - desista. Desista, Marcela, desista. Desista de ter um salário que seja justo com a nobreza e a importância do teu trabalho, ninguém vai dar valor. Desista de tentar não se submeter às regras imbecis, as pessoas são medíocres. Desista de ser sincera, as pessoas querem ser enganadas. Desista de ser honesta, ninguém presta mesmo. Desista de querer amar e ser amada profundamente e intensamente pelas pessoas a quem você dá amor profundo e intenso, conforme-se com migalhas. Desista de tentar achar um candidato honesto, que mereça o seu voto, todo político é safado. Desista de querer fazer as coisas direito, ninguém reconhece o que é bom na gente, só o que é ruim. Desista de tentar conversar sobre o que você sente com os outros, você se expõe demais. Desista, deixe a vida te levar. Desista, não dê pérolas aos porcos, não invista em coisas demoradas, não sonhe tanto. Desista de querer tanta coisa. Desista. Desista. Desista. A vida é dura. Conforme-se. E espere a sua morte chegar.


É sábio desistir do que não tem jeito. Mas é mais sábio ainda continuar tentando se há uma pequena chance de dar certo.


E aí eu pensei que ninguém vai me fazer desistir de algo que eu não consigo. Eu só desisto daquilo que eu não quero mais. E talvez essa seja a minha maior qualidade... E o meu maior defeito.


Só sei que, hoje, eu precisava escrever esse post pra dizer pra mim mesma que eu não quero ser uma desistente. Não quero. É bom que essas coisas fiquem registradas. Bem registradas.

10 comentarios:

Anónimo dijo...

Querida Marce, obrigada por esse texto. Acho que foi um dos melhores que li aqui. Me inspirou a não desistir, pq afinal, as coisas são tão difíceis, q às vezes essa é a melhor e mais fácil saída.
É muito penoso ouvir tantos NÃOS e receber migalhas qdo vc esperava muito.
Mas, vamos seguindo...
Beijos!

À propósito, vc anda tão diferente!!! Antes que vc pergunte... a mudança é pra melhor... agora me conta, que bicho te mordeu?

Vica dijo...

Olha, eu concordo contigo, a maioria das pessoas é desistente, e eu acho, também, que salvo casos raros de violência extrema e gratuita ou de arbitrariedade, não existem vítimas. Mas a maioria das pessoas se comporta como vítima: vítima dos pais (traumas de infância), vítimas da sorte, vítimas de si mesmas. Não consigo ter muita pena de gente assim. Que bom que não és uma desistente. Beijos.

Dani dijo...

É isso aí, amiga.
Problemas todo mundo tem, o importante é não deixar que eles vençam a gente.
Se precisar, conta comigo sempre!
Beijos

Anónimo dijo...

Ultimamente tenho vivido mtas situações em q uma vozinha dentro de mim me repreende: "pra q tentar melhorar e fazer o q acha certo, se as pessoas à sua volta não vão dar a mínima para o q quer q vc faça? Independentemente do seu ato, elas vão te julgar pelo q elas querem ver em vc, não pelo q vc realmente é!!" DESISTA!!! É um acalento ler suas palavras em meio a essa demência e ignorância q pairam sobre nós e tentam nos enlouquecer. Sempre é bom saber q não estamos sozinhos em nossos pensamentos 'utópicos'. Obrigada! Mta força, fé e paz pra vc, Marce!! =)

Anónimo dijo...

Sabe quando a gente lê ou escuta algo e fica simplesmente sem palavras?
É isso... Estou assim...
Com vergonha e com raiva de saber que desisti de muitas coisas, de me ver exatamente como vc descreveu : desistente...
Só que também serve de 'chacoalhão' pra acordar e parar de desistir do que eu quero...
Vou aprender com vc: desistir só do que eu não quiser mais...
Já vc... nem que vc quisesse, vc seria uma desistente, querida... Tem certas coisas que estão no sangue, na alma da gente.
Obrigado pelas palavras, me inspiraram mto num dia especialmente difícil.
E olha, se posso dar conselhos(eu sei que posso), evite ficar perto de tanta gente derrotista. Vc merece mais. Mto mais.
Um bjo, pra uma grande e admirável VENCEDORA. :)))))))

Excelente texto... Pra variar...rs

los normales dijo...

Marce... gracias por el texto.
Creo que le sirve a todos que lo lea. Creo que todos, de una forma o de otra, siente, diariamente, ganas de desistir de algo.
No desistir es el primer paso para vencer. Siempre. Acordate que una grande revolución parte de una única persona. SIEMPRE.
Beso inmenso.

by Lety

Anónimo dijo...

O segredo é nunca desistir, não ser influenciado por aqueles que já estão derrotados e desistiram.

Pra isso força e determinação, por mais difícil que seja, é fundamental.

Falando em política (logo eu que odeio) digo que o "19 dedos" irá vencer de novo, como a pesquisa indica. Sem comentários, com tudo consciência limpa sempre!

Bjus miguinha!
Planos pro sábado?
Ou vai pra Guaíba?
=)

Azazel Pistis dijo...

Sabe, o mundo caminha para um eterno abismo e progressiva deterioração do caráter humano,e mesmo com tudo isso encontro conforto em ver que a Bíblia diz que "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem." (Efésios 4.29)
Mas como posso proceder assim visto como jazem os homens à minha volta? Isso porque quando o Espírito Santo, que convence o homem do pecado, atua na vida da pessoa e cumpre o que Jesus disse aqueles que são remidos pelo sangue do Cordeiro: "Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;"(Mateus 5.14)
Se eu sou luz para o mundo porque morri para o pecado com Jesus na cruz, então há saída sim, porque Jesus disse que "E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;" (Lucas 11.9)
A questão é: eu tenho comunhão com o Pai ou preferi as concupiscências e prazeres do mundo? As coisas materiais ficaram acima de todas as coisas em nossa vida, mas aquele que vive pelo Espírito todas essas cousas e mais lhe serão acrescentadas nesta vida e no mundo vindouro a vida eterna. Ou, de que adianta ganhar o mundo, e perder a sua alma? Boas ações não são mais que obrigações daqueles que tem condições, mas, e sua vida espiritual? nos desviamos tanto do Evangelho da Verdade que rejeitamos a Deus e seu Ungido preferindo o seguir falsas doutrinas, render cultos a imagens obras de mãos de homens que não podem ouvir e nem falar e procurar solução para nossos problemas em fontes errôneas. Os problemas, as doenças e as crises no mundo tem muitos nomes, mas a solução de todas é simples e uma só: JESUS.
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres?Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre.Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (João 8.32-36)

Anónimo dijo...

Perfeito esse texto!
Também sinto que todos, ou quase todos, querem que desistamos sempre... Acho que não só porque seja prática comum para elas, como também, porque se não desistirmos e conseguirmos, nós estaremos provando que eles é que estavam errados e não nós...
Eu mesma já desisti algumas vezes, mas sempre volto, sempre acordo, sempre abro os olhos e recomeço a lutar... Cada dia é um novo dia, e a vida é curta e bela, por que desistir?
Beijos

Anónimo dijo...

Ah, a desistencia ficou para os covardes, pois se não gostamos de realizar objetivos a desistencia é um prato saboroso.

Marce te vejo no Portal.