lunes, marzo 12, 2007

Companhia

Eu adoro as palavras. Adoro. Adoro porque elas conseguem me ajudar a pensar quando estou só. Adoro porque, ao entendê-las, entendo o que sinto, e isso me dá muita paz.

Esses dias eu estava pensando na palavra “companhia”. Acho essa palavra tão sonora, tão bonita… Me sugere algo bom. Está no grupo de palavras como “carinho”, “poema”, “lua”, “conforto”, “sonho”. Uma palavra tão fofa que parece travesseiro.


E não é só da palavra que eu gosto… Eu gosto mesmo é de companhia. Sempre gostei. Companhia pra brincar, pra passear, pra ir resolver alguma coisa difícil, pra conversar, pra descansar. Ironia da vida (ou não), sempre acabei tendo que me virar sozinha na maioria das minhas empreitadas, grandes e pequenas. Mas sempre gostei de companhia. Vejo muita gente que, como eu, gosta de ter gente por perto. Muita gente que não consegue sequer cruzar o portão de casa sozinha. E, no entanto, todos reclamam de solidão.

Claro, tem a dor de SER só. Essa dor é inerente a nós. Por mais que tenhamos alguém por perto, somos um, somos sós, e isso é uma realidade. Desamparante… Mas é. Porém, além disso, tenho ouvido muitos reclamarem da dor de ESTAR só. E essa fala, de certa forma, faz eco em mim também. O eco se faz onde tem um buraco… Onde tem um vazio.

Aí estava pensando - por que às vezes tenho sentido falta de uma companhia se tem tanta gente perto de mim? Amigos, família, meu amor. Sempre estive cercada de gente. Mas, às vezes, quando a luz apaga no quarto, e chega aquela hora de rever o dia e pensar na vida, eu tenho a impressão de ter estado só o dia todo. Só nos meus sonhos. Só nos meus sucessos. Só nos problemas. Só nos meus planos e sonhos.

Fui olhar no dicionário. Acompanhar - do latim “accompaniare” - conjunto de pessoas que comem o pão juntamente. E aí me caiu a ficha. Estar junto não é acompanhar. Não basta estar do lado. Dar a mão. Não basta ouvir. Não basta presentear. Não basta dar bom dia. Não basta telefonar. Não basta perguntar se está tudo bem. Quem acompanha, tem que dividir. Dividir o pão… Aquilo que sustenta, aquilo que se come. Aquilo que é fundamental. E dividir é isso aí - eu pego o que é meu e dou um pouco pra você. Fico com menos, mas a sensação de ver você alimentado me alimenta também. E assim, ambos ficamos satisfeitos. Em outro dia, é você quem me dá um pouco, e eu recebo, porque naquele dia, eu não tenho. E assim vamos ficando unidos… Acompanhados. Viajei?


Dividir é uma coisa difícil em um mundo que prega o egoísmo, a auto-satisfação, a superficialidade… O medo da entrega. É difícil dividir porque temos sido cada vez mais ensinados a achar que, o que damos ao outro, vai nos faltar. Sem perceber, vamos nos isolando e deixando faltar o que nos é mais essencial - o pão da alma. Dividir decisões, planos, ideais, coisas, atenções, tempo, angústias… Tudo isso é difícil. E com o tempo, torna-se difícil receber isso dos outros também.


Aí comecei a me lembrar… Eu já tive grandes companheiros. Grandes mesmo. Tinha o meu pai querido, que dividia comigo filosofias de vida. Tive minhas colegas de escola, que davam um pedaço do chocolate delas pra mim na hora do lanche. Tive minhas primas, que dividiam as bonecas e as camas delas comigo. Tive namorados que dividiram comigo o colo.


Aí comecei a me lembrar também que eu já fui craque em me doar. Houve um tempo em que dava todo meu pão aos outros, achando que isso era companheirismo… E ficava com fome. Mas houve um tempo também em que eu sabia dividir mais. Dividia o melhor de mim com os outros, e recebia o que eles me davam. E acho que nesse tempo eu era mais feliz.


O bom da gente saber que algo vai errado é que sabemos que sempre há a chance de consertar, melhorar. Sempre. E isso nem sempre é fácil… Mas é tão bom… Tão bom quanto ter companhia.


6 comentarios:

Anónimo dijo...

Nossa… O quanto nos faz falta uma companhia nesses dias “nublados” que vivemos…
Muito nos machuca querer acompanhar alguém e sermos barrados por essa capa da superficialidade.
Que conforto visitar seu blog e encontrá-la aqui, dividindo seu pão com a gente!
Obrigada, de coração, pela companhia, Marce! =)

Anónimo dijo...

Linda…

Concordo com vc que nem sempre estar junto significa estar em companhia…

E de certa maneira, sinto que mesmo quando ficamos ‘longe’ é possível ser companheira, porque dividimos, porque partilhamos…

Enquanto dividimos palavras e sentimentos, esperamos o dia em que dividiremos o pão, um café, um sorvete…que tal?!

Obrigada por ser companhia na minha vida, amiga querida!

Lindo post, como sempre.
Beijo e saudade

Rosário

Dani dijo...

Lindo post, amiga.
Tb adoro essa palavra!!!!
Acho que, hj em dia, todo mundo sente muita falta de companhia, no sentido literal.
Eu e tu tb já fomos companheiras em alguns momentos.
Por isso, acho que tu sabe que, sempre que precisar de alguma coisa, pode contar comigo.
Saudades...
Beijos

Ah, a resposta das tuas perguntas no meu blog vão virar um post.

Anónimo dijo...

Ai, Marce, cada vez que te leio, me vem à mente sua carinha com aquele baita sorrizão lindo e fico pensando cá com meus botões: “Como que uma menina, tão menina ainda, pode escrever tão bem?”. É pq vc é uma das pessoas mais sensíveis que conheço. E é exatamente por isso que conseguiu compreender tão bem o significado de companhia.
Eita, que só posso repetir: QUANDO EU CRESCER QUERO ESCREVER QUE NEM OCÊ!
Um beijo, Lindaura

by Rod

HERMAS CAIUBY dijo...

Eu adoro ter gente ao meu redor e conversar, Marce!
Por isso que também adoro dar aulas e ter bastante atividades.
Ótimo o seu post!
Um beijo!!!

Azazel Pistis dijo...

Se sentir só, mesmo estando junto a alguém, será possivel? De certa forma sim, quando colocamos o mundo em primeiro lugar do que aquele que nos criou. Feito à imagem de Deus mas decaído pela desobediência o homem a cada dia que passa se afasta mais do propósito do criador. Me pergunto porque dessa ganancia por um mundo decaído na qual somos apenas peregrinos. Se eu morrer hoje para onde vou? Que fruto tenho buscado? O que tenho feito de bom nessa única vida na terra que tenho, vindo depois o terrível Dia do Senhor, profetizado em Joel, Ezequiel, Daniel, Apocalipse e também pregado por Jesus.
Paulo fala aos da Galácia:
"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros."(Gálatas 5.13-26)
Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém; tudo me é lícito, mas nem tudo edifica. Temos livre arbítrio para escolher o caminho a trilhar, mas é muito melhor estar com o Senhor e desfrutar de suas promessas. Ele não disse que o homem se uniria à mulher e os dois seriam uma só carne? Porque tanta separação, contendas, mortes entre casais?
Jesus por acaso não disse que estaria conosco até a consumação do século? Que não nos abandonaria, antes enviaria um consolador, o Espírito Santo, que nos guiaria.
Não posso concordar com essa colocação, se se sentes sozinho onde anda sua busca espiritual?
Gracia y Paz, y que Diós te bendiga