jueves, febrero 15, 2007

Modelos


A garota da capa está sempre sorrindo, ela tem cabelos longos com mechas loiras (em um tom que eu nunca consigo achar), olhar distante, lábios grossos e pesa o equivalente a uma criança de treze anos. Nas páginas centrais ela fala sobre sua vida equilibrada, sua dieta macrobiótica, suas três horas diárias de exercícios. Vejo o olhar de admiração das pessoas, a vontade de ser como ela, de ter sua vida, seus olhos, sua bunda, etc.


É claro que há momentos em que nós, reles seres humanos, que trabalham oito horas por dia, estudam e acham o cúmulo pagar 1,80 por dia no estacionamento da universidade (ou sou só eu?), sentem uma pitada de inveja desses seres que estampam as capas das revistas. Perdemos nosso tempo na frente do espelho encolhendo a barriga ou procurando falhas no cabelo, nesses momentos de fraqueza ousamos pensar: Eu queria ser ela.

Ela, o ser/objeto de admiração que faz milhares de homens babarem, que conseguem tudo em um estalar dos dedos e ainda sim, se dizem humanitárias e intelectuais. Elas, minhas queridas é que deveriam ter inveja das nossas vidas. Eu posso comprar pão de moletom e ninguém se importa ou bate fotos, posso cometer “deslizes” de conduta e simplesmente olhar para os lados e dizer “Ninguém me conhece!”, posso manter uma relação em segredo, ter certeza de que meus amigos são verdadeiros e que aquele cara gosta de mim pelo que sou e não o que tenho.

Homens de verdade gostam de mulheres de verdade, e é isso que deveríamos fazer. Passamos tanto tempo tentando nos igualar, que perdemos toda a graça do “anonimato”. Me nego a aceitar que a vida só é bela para as magérrimas, que os homens fantasiam com mulheres que acham que Chekhov é um “país” na Rússia e que o silicone faz parte da dieta de todas as brasileiras.

Marcela Torrente

que como toda pessoa normal tem dor no maxilar quando ri por muito tempo

1 comentario:

Anónimo dijo...

Apoiada! Apoiada!
Movimento das mulheres reais já!
Adorei o seu texto, super tudo.
Eu fico horas em frente ao espelho tentando encolher a barriga! rs
BJo