lunes, octubre 09, 2006

Insatisfação

A insatisfação talvez seja uma inconsciente necessidade de todos nós. Nos dá força para alcançarmos metas, nos impele a lutarmos por uma melhor qualidade de vida. Essa busca, se não for doentia, muitas vezes nos traz benefícios e nos faz crescermos material, espiritual e, às vezes, até intelectualmente.

Mas e quando essa insatisfação não cessa, quando NADA parece fazer sentido? É assim que me sinto às vezes. Levanto-me todos os dias, saio de casa, cumpro meus deveres, minhas atitudes parecem normais, ninguém percebe, mas não encontro prazer em nenhuma atividade, seja ela profissional ou pessoal. É uma sensação estranha. Não é tristeza, nem melâncolia, muito menos depressão. É como se as coisas não tivessem razão de ser. Chego a questionar o porquê de ter que ir trabalhar, preocupar-me com a saúde, dizer "olá", "bom dia"... A verdade é que, nessas ocasiões, me torno emocionalmente "dormente".

Muitas vezes, alguém com quem por acaso esteja conversando, me adverte dizendo que pareço estar em outro mundo, pois meu olhar parece ausente, distante... Tenho, no entanto, uma possível explicação: depois de muito tempo vivendo de sonhos e idealizações, talvez, diante disso, tenha alcançado todos os meus limites, de tristeza, de decepção, de paciência... É como se apenas restasse um silêncio, daqueles de água parada, inerte, vazio...

Como um atleta que, de sangue quente, sofre um impacto violento, nesses momentos NADA sinto. Até às coisas que outrora me eram mais prazerosas me torno indiferente. Minhas palavras perdem a sintonia que sempre busco com a poesia. Felizmente essa sensação é temporária. Como diria Florbela Espanca: "Tudo no mundo é frágil, tudo passa..." Sei disso. Pois basta que um outro coração bata na cadência do meu peito, para que meu corpo desperte e minh'alma volte a sentir...



2 comentarios:

Anónimo dijo...

mais um mal momento?
lembra que estou aqui, sempre de braços abertos pra vc!
bj

Vica dijo...

Marcela, um ótimo Natal pra ti e um 2007 maravilhoso!! Beijos.