martes, mayo 17, 2011

Lições de Vida


Passei parte de minha vida cometendo o erro de perguntar a mim mesma se eu fazia falta à vida de alguém. Um dia experimentei fazer a mesma pergunta, só que ao contrário: existe alguém que faça falta em minha vida?

Quando inverti a pergunta percebi, surpresa, que as respostas passaram a depender somente de mim. Descobri que eu era a única responsável pelos buracos que misteriosamente surgiam em minha alma e me levavam ao sofrimento. Era eu mesma quem os escavava nos momentos de solidão...

Desta forma a vida foi-me ensinando que não há como ser plena sem a presença do outro. Somos seres incompletos, e me surpreendi ao descobrir que a melhor parte de mim vagava pelo mundo espalhada em seres diversos. A aventura de encontrar e recolher cada um desses pedaços não só me tornou melhor e mais feliz, como me apontou o verdadeiro propósito de minha existência no planeta. Graças a um anjo chamado Amizade, aprendi que enquanto eu me descobria nos outros, ao mesmo tempo nós nos completávamos.

Hoje eu alimento meu espírito fazendo uma espécie de “inventário da alma”: esforço-me em lembrar de todas as pessoas que em algum instante foram importantes em minha vida; que fizeram diferença em momentos vitais; que inocularam em minha alma dúvidas que me impeliram a crescer; que foram companheiras de simples presença, protegendo-me com seu calor, silencioso e paciente.

Depois de tudo, aprendi talvez a derradeira lição: amor é sentimento voluntário. Diferente disso, ele se anula em seus contrários. Somente amando podemos nos tornar aptos a receber esta energia que nos humaniza e purifica. Hoje, sentir a falta de alguém não é mais sofrer o vazio de sua ausência, mas sentir-me feliz com a plenitude de sua presença, não importa se esta pessoa viva em outro país, ou esteja distante no tempo.

Como na música que embalou minha juventude, sentir saudade é como cantar: “Quando você estiver abatido e preocupado, e precisar de ajuda, e nada, nada estiver dando certo, feche seus olhos e pense em mim que logo estarei aí, para iluminar até mesmo suas noites mais sombrias...”.

1 comentario:

Laura dijo...

Te lendo parece tudo tão simples...
Mas fico feliz por esse momento de entendimento!
Bjk