jueves, febrero 21, 2008

"Hay que endurecer pero sin perder la ternura jamás" - Che

Fidel renunciou. Aos 82 anos, eu nunca imaginei que Fidel sairia do governo vivo. E eu fiquei muito triste com tal decisão. Fidel representava – pra mim, a possibilidade de um mundo melhor. A coragem de peitar a maior potência mundial e eu o admirava por isso. Fidel é um dos únicos revolucionários que deram certo e que ainda está vivo. Ele é um mito, uma lenda, um patrimônio. Um homem incorrompível, admirável. Audacioso, a frente de seu tempo, sempre. Não há como negar que seus ideais são maravilhosos. Eu não posso dizer que já sonhei com um mundo socialista, porque já nasci em meio ao capitalismo, mas admiro quem um dia sonhou com um mundo mais igualitário. E admiro ainda mais quem não sucumbiu diante da pressão e do medo e pôde fazer do sonho uma realidade.


Quem dera as pessoas pudessem ser menos egoístas e um pouco mais humanas. E quem dera as pessoas tivessem acesso às idéias de Marx, Engels, Lênin. Quem dera todos tivessem um pouco do vermelho comunista no sangue de suas veias. Quem dera tudo isso não ficasse preso a uma só ilha do mundo.


Muitas pessoas vêem Fidel como um tirano, um ditador. Eu o vejo como um verdadeiro herói. A história de Cuba terá sempre muito que agradecer a ele. É uma pena que ninguém nunca vá saber o que seria viver num mundo socialmente justo, onde não haveria nem pobres e nem ricos. Porque é difícil ser o único e o último país comunista. É difícil ter todas as portas do mundo fechadas. E mais difícil ainda é se manter intacto em sua essência, acreditando em seus ideais.


Mesmo com todos os defeitos que o governo castrista possa ter apresentado e por mais que isso tudo tenha atrasado Cuba em termos tecnológicos e econômicos, eu vou sempre admirar Fidel por todas as outras coisas sociais e humanas que ele tornou possível.


Apesar de ter ficado chocada com a notícia, Fidel me surpreendeu e eu não esperava menos dele. É chegada a hora de saber se retirar da história. E eu sempre vou admirá-lo por isso.



* uma dica de um filme que me veio à cabeça é Diários de Motocicleta. Lá não se fala de Fidel, é uma história de Che, mas como sou fã de ambos e suspeita pra falar, pra quem não viu é uma ótima oportunidade pra se conhecer um pouco mais de Che.

1 comentario:

Anónimo dijo...

Companheira Marce!rs Fidel foi um gênio em renunciar agora!!! Gente, como o cara pensa adiante! Do ponto de vista da estratégia política, ele fez a melhor jogada! Um gol de placa! Mas fica tranquila ele ainda vai ser um ator importante na politica da ilha... Vc sabe que tenho idéias bem de esquerda, e que meu ídolo maior é o Che! (aiii..pensando nele, me dá até vontade de chorar...), mas pessoalmente não gostava muito de Fidel não...Tudo que ele idealizou, uma sociedade mais justa é fantástico, mas sinceramente acho que tudo isso tbm seria viável com um regime com maiores liberdades...Sei que é fácil falar assim, de fora...mas tenho convicção de que a revolução poderia, depois de instarauda, ter ido por outros rumos... Mas que Fidel é um mito! Isso ele é! Até comprei jornais com a capa da renúncia para mostrar pros meus filhos e netos e contar para eles todo o sonho comunista que o mundo já teve...Nesse aspecto, sou que nem vc, tenho saudades do que não vivi...beijo!